Socialize

RSS Feed

Eclipse Lunar Total visível do Brasil

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (8 votos, media: 5,00 de 5)
Loading...
27.007 acessos

Quem puder ficar acordado até mais tarde, olhe para o céu na madrugada da próxima terça-feira, 21 de Dezembro, 2010 (noite de segunda para terça feira! Não vai errar!): um eclipse lunar total será facilmente visível a olho nú.

O espetáculo iniciará às 3h28min (será assim, tão preciso, mesmo?!), fase em que inicia o eclipse penumbral – quando o brilho da Lua fica imperceptivelmente escurecido.

Só às 4h32min comecará a segunda fase do fenômeno, o eclipse parcial, quando o satélite penetrará a umbra terrestre – parte mais escura da sombra da Terra, tornando-se obscurecido.

Às 5h40min inicia o eclipse total. Totalmente imersa na umbra terrestre, a Lua apresentará variados tons de um aspecto avermelhado (será o Apocalipse?!), ficando mais escura às 6h17min, quando esta se encontrará próximo ao horizonte, já com a incidência dos primeiros raios de Sol – essa, provavelmente, a parte mais bonita do eclipse.

Infelizmente, aqui em Porto Alegre e em todo o Rio Grande do Sul o eclipse não poderá ser vislumbrado em sua totalidade, uma vez que o Sol nascerá às 6h20min. A Lua se põe às 6h24min, neste dia.

Este será o primeiro eclipse lunar total observado nos últimos quase 3 anos (o último foi em 20 de Fevereiro de 2008) e o segundo eclipse lunar ocorrido em 2010 (o primeiro, um eclipse parcial, aconteceu em 26 de Junho).

Mais informações podem ser adquiridas no site do Planetário, da UFRGS, que me dá até “vergonhaalheia” de indicar, pois no quesito desenvolvimento de sites deixa muito a desejar – anda merecendo uma bela reciclada, mas contém diversas informações interessantes, então não posso deixar de fazê-lo.

Então, não vai dormir! Ou acorda bem cedinho pra dar uma espiada, pois um eclipse lunar total não é toda hora que se vê!



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Publicado por em 19 de dezembro de 2010. Arquivoado em Mundo,Notícias,Variedades. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response or trackback to this entry

2 Respostas para Eclipse Lunar Total visível do Brasil

  1. amanda

    9 de maio de 2011 at 20:25

    eu queria saber se aqui no brasil vai acontecer um eclipse no mes de junho as 5:horas da tarde numa quarta feira e eu queria saber se dar pra ver a olho nú

  2. Paula Berlowitz

    15 de maio de 2011 at 18:59

    Olá, Nanda!

    Sim! Nesta data ocorrerá um Eclipse Lunar Total que será visível em todo o Brasil, ao final da tarde!

    Portanto, olhinhos pra cima neste dia!

    Bjs

    E curta a página do Cromossomox no facebook!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *