Socialize

RSS Feed

Irlanda dá as costas ao Sacerdócio

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, media: 5,00 de 5)
Loading...
1.905 acessos

Três vivas para a Irlanda!

Dados recentes revelam que, pela primeira vez na história, o número de ordenações ao Sacerdócio naquele país anda menor do que na Inglaterra e País de Gales.

“A crise no recrutamento é um claro indicador do quão fundo a Igreja Católica afundou em um país que costumava exportar missionários Católicos para todos os cantos do planeta e frequentemente  supria a Inglaterra com uma substancial quantidade de padres” comenta  Jerome Taylor, correspondente para assuntos religiosos para o jornal inglês The Independent.

De acordo com novos números relatados pela Conferência dos Bispos Católicos da Irlanda, apenas 16 homens deverão iniciar os treinamentos para o sacerdócio neste outono, contrastando com os 39 candidatos do ano passado e ainda mais com os, em média, 150 por ano, na década de 80.

O declínio já não é tão recente. A real extensão desta crise tornou-se clara em 2008 quando a Igreja irlandesa admitiu que 160 padres haviam morrido naquele ano enquanto havia apenas 9 novas ordenações!

No tocante às freiras, a coisa é  ainda pior (ou melhor, do ponto de vista  de todo ateu): 228 mortes para apenas DUAS novas ordenações!

O fato, que assusta o Vaticano, parece ter sua principal origem na série de escândalos sobre abuso sexual e sucessivas revelações à respeito de membros do alto clero encobrindo, deliberadamente, crimes de pedofilia cometidos por padres – estórias que, nos últimos 5 anos,  macularam, repetidas vezes, a reputação da igreja Irlandesa, que sempre havia sido exemplo da missão Católica no coração da Europa Secularista.

Mas o que é ruim para o Vaticano é bom para nós, mortais, que vemos neste declive da Igreja no Velho Mundo, uma chance para que a nossa sociedade atual ainda possa se ver livre das garras desta instituição que, criminosa e autoritariamente, atravessou os séculos manchando a história com indução a sentimentos de culpa, mentiras, gritos de tortura e sangue inocente.

Se o mundo não estiver, de fato, acabando, pelo menos parece estar mudando!

Leia mais neste link, se souber inglês.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Publicado por em 28 de agosto de 2010. Arquivoado em Lucidez,Notícias. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response or trackback to this entry

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *